57º Congresso da UNE é realizado em Brasília

De 10 a 14 julho ocorreu na Universidade de Brasília o 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE). O evento contou com a presença de delegados de instituições de ensino superior de todo o país, tanto públicos como privados, visando discutir a questão da educação no país e a eleição da diretoria da UNE para os próximos dois anos.

A UNE (União Nacional dos Estudantes) é um órgão que representa os cerca de 6 milhões de estudantes de graduação do país, contribuindo para a mobilização estudantil e luta pela educação por todo o território, com o auxílio de outras entidades estudantis, como as uniões estaduais dos estudantes (UEEs), diretórios centrais de estudantes (DCEs), diretórios acadêmicos (DAs), centros acadêmicos (CAs) e secretarias acadêmicas (SAs).

Para a pós-graduação, as entidades representativas são a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e, a nível local, as associações de pós-graduandos (APGs). Para os estudantes secundaristas (estudantes do Ensino Médio), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), as uniões estaduais (como a UPES, em São Paulo) e os grêmios estudantis.

O CONUNE é o evento em que são decididos os rumos da UNE pelos dois anos seguintes. Cada universidade leva uma quantidade de delegados proporcional ao número de alunos de graduação. São realizadas eleições em cada uma, de onde divide-se a quantidade de delegados entre as chapas inscritas. No Congresso, ocorrem diversas palestras pertinentes às questões da educação, assim como de temas atuais, além rodas de discussão e encontros entre outras entidades estudantis, como atléticas, grupos de extensão e empresas júnior. No último dia, são apresentadas as teses e as chapas a serem votadas e é realizada a votação. As teses aprovadas determinam o rumo da UNE durante a gestão, sendo a diretoria o órgão executivo. Neste ano, foram realizados dois atos políticos, um no dia 12, em conjunto com as centrais sindicais contra a Reforma da Previdência, e também no dia 13.

Além do CONUNE, são realizados também o Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais), cujos delegados são membros de entidades que representem mais de três cursos ou mais de mil estudantes, o Coneb (Conselho Nacional de Entidades de Base), para as outras entidades, e os congressos estaduais, para eleição da diretoria e teses das UEEs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s