A Associação Paulista de Esperanto (Esperanto-Asocio de San-Paŭlo – EASP) realizará nos dias 12 e 13 de outubro (sábado e domingo) o 13º Congresso Paulista de Esperanto na cidade de São Carlos. Estão convidados todos os esperantistas, estudantes e ativistas, bem como simpatizantes da língua internacional Esperanto.
O Esperanto é uma língua planejada desenvolvida pelo médico polonês Ludwik Lejzer Zamenhof na segunda metade do século 19, criada com o objetivo de tornar-se uma língua auxiliar internacional, isto é, que permitisse a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades sem substituir as línguas nacionais. Para isso, foi idealizada com o objetivo de ser fácil de aprender, apresentando gramática e sintaxe simples e vocabulário familiar a quem o aprende, por ser derivado principalmente das línguas latinas, germânicas e eslavas.
O evento visa juntar esperantistas do estado para eventos de cunho artístico, cultural e literário, assim como para a integração entre os participantes e a prática e difusão do uso da língua.
O programa, ainda em elaboração, conterá:
-
Palestras de 30 minutos;
-
Mini palestras de 15 minutos;
-
Discussão;
-
Palestra lúdico-interativa;
-
Noite Artística;
-
Oficinas temáticas;
-
Curso relâmpago de Esperanto;
-
Libroservo;
-
Lançamentos de livros;
-
Pré-encontro na sexta-feira à noite (pizza).
O evento acontecerá na Escola Estadual Doutor Álvaro Guião durante o dia e no Centro Municipal de Arte e Cultura (CEMC) na noite do dia 12.
A entrada para estudantes de Esperanto de São Carlos e para crianças e jovens até 18 anos é gratuita.
Para mais informações:
Gilberto Menegasso
(16) 997651027
menegasso.gilberto@gmail.com
Inscrições pelo site: http://easp.org.br/asocio/congresso/