Minerva

A deusa grega Minerva (também conhecida como Palas Atena) é o símbolo do nosso Centro Acadêmico. É ela que aparece, ainda que estilizada, no logotipo do CAASO e do ColégioCAASO. A Minerva é o símbolo oficial dos engenheiros, razão esta pela qual se tornou o símbolo do CAASO, já que os primeiros cursos da USP em São Carlos eram de engenharia.

Minerva é deusa guerreira, mas, ao mesmo tempo, deusa da sabedoria e da reflexão. Ela não vence seus inimigos pela força bruta, mas pelos ardis que inventa, pela astúcia e pela inteligência de seus estratagemas. É a senhora das técnicas, da racionalidade instrumental e a criadora das saídas de engenhosidade.

Deusa guerreira, da sabedoria, das atividades práticas, mas também do trabalho artesanal de fiação, do espirito criativo e da vida especulativa, ela reúne aspectos fundamentais à formação do engenheiro. A Minerva sintetiza duas dimensões do trabalho do engenheiro: a criação e a execução.

“Minerva era filha de Júpiter, que após engolir a deusa Métis (Prudência), com uma forte dor de cabeça, pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, de onde saiu Minerva. Já adulta, portando escudo, lança e armadura, passa a ser considerada uma das três deusas virgens, ao lado de Diana e Vesta.

Por ter saído da cabeça de Júpiter, Minerva passa a ser conhecida como a deusa da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra. Minerva e Netuno disputaram entre si qual dos dois daria o nome à cidade que Cécropes, rei dos atenienses, havia mandado construir na Ática. E essa honra caberia àquele que realizasse a maior proeza, em beleza e significado. Minerva, com um golpe de lança, fez nascer da terra uma oliveira em flor, e Netuno, com um golpe do seu tridente, fez nascer um cavalo alado e fogoso. Os deuses, que presidiram a este duelo, decidiram em favor de Minerva, já que a oliveira florida, além de muito bela, era o símbolo da paz. Assim, a cidade nova da Ática foi chamada Atenas. A Minerva era para os ateanienses a deusa da excelência, da misericórdia e da pátria”

Anúncios