Representantes Discentes (RDs)

Os órgãos deliberativos da USP possuem sempre em suas reuniões, representantes dos estudantes que, embora poucos, participam das discussões realizadas e tem direito a voto. Ora, isso dá a todos nós ao mesmo tempo a oportunidade e a responsabilidade de preencher essas vagas da melhor forma possível. E como o fluxo de estudantes é sempre intenso e as eleições anuais, sempre há uma vaga a ser preenchida. É muito importante, portanto, que haja comunicação entre os RDs e os demais estudantes para que eles realmente os representem nas opiniões e votos durante as reuniões.

Por este motivo, todos os RDs são convocados para as reuniões do CSA para que possam, conjuntamente com os demais representantes dos estudantes (SAs e CAASO), consensuarem sobre o posicionamento dos alunos. As eleições para representação discente são anuais e organizadas pelo CAASO, sendo que qualquer estudante pode se candidatar para qualquer cargo.

É interessante que, em muitos casos, as próprias SAs indicam nomes para a representação discente relacionadas aos departamentos e CoCs (Coordenações de Cursos) que representam, pois assim estes RDs teriam maior contato com as SAs e consequentemente estariam sempre bem informados dos assuntos do curso e instituto/departamento(s) , bem como da opinião dos estudantes sobre cada assunto.


Por que ser um Representante Discente (RD)?

Não são poucas as vezes em que uma questão mais próxima do seu curso é tocada nas reuniões das comissões de graduação, por exemplo a sua grade horária, seus professores ou até mesmo a situação acadêmica de um colega de sala. A presença de um estudante nessas reuniões é imprescindível.

Ser RD é uma experiência muito enriquecedora, fazendo o estudante entrar em contato com as questões internas e externas da universidade, além de permitir o exercício do diálogo (e às vezes do embate) com professores e funcionários.

 

Anúncios