JURA: Jornada Universitária da Reforma Agrária

O DCE Livre da USP e o CAASO vão construir a Jornada Universitária da Reforma Agrária (JURA), entre os dias 6 e 9 de maio. Trata-se de uma rede de ações que ocorrem nacionalmente em abril, devido ao histórico de práticas violentas ocorridas na década de 1990 contra comunidades camponesas. O exemplo principal foi o caso de Eldorado dos Carajás em 1996, no Pará, cujo desdobramento foi a morte de 19 pessoas acampadas em protesto. Saiba mais sobre o caso aqui.

Acreditamos que o pouco de reforma agrária que foi duramente conquistado pelos camponeses e movimentos sociais trouxe dignidade às famílias no campo e comida barata e de qualidade às famílias da cidade. O JURA se propõe a resgatar debates e memórias sobre a importância da questão agrária no Brasil, apontando como as universidades, diante de seu compromisso com os interesses públicos, podem auxiliar na construção de políticas públicas e sociais igualitárias. Tal resgate busca reconhecer a importância da atuação de organizações sociais como atores a favor de uma democracia participativa e efetiva, na contramão da criminalização imposta para agentes, tão importantes para nossa história.

Ao longo da semana ocorrerão vários eventos sobre a reforma agrária e movimentos sociais, se liga na programação e confirma presença no evento pelo link aqui.

SEGUNDA 06/05 – 17:00 ÀS 20:00

FEIRA PELA REFORMA AGRÁRIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA
PALQUINHO

Feira com agricultores assentados, e da economia solidária com produtos orgânicos. Venha apoiar os pequenos produtores e economizar nas compras da semana!
Durante a feira os vendedores vão fazer uma roda de conversa sobre a economia solidária.

TERÇA 07/05 – 19:00 ÀS 21:00

BRUMADINHO: O LUCRO VALE MAIS?
PALQUINHO

Mesa com o professor Marcel e Beatriz Gomes, do Movimento dos Atingidos por Barragens, sobre o crime ambiental do rompimento da barragem em Brumadinho e a quem interessa o projeto energético do Brasil. Exibiremos o documentário “Brumadinho: Quando o lucro vale mais”, produzido pelo MAB.

QUARTA 08/05 – 19:00 ÀS 20:30

AGROECOLOGIA É O CAMINHO
PALQUINHO

Aulão sobre agroecologia, modelo de agricultura com uma perspectiva ecológica. Desde 2013 o MST defende a agroecologia como o caminho para que o camponês consiga tirar seu sustento da terra respeitando o meio ambiente e o consumidor dos alimentos. Convidado a confirmar.

QUINTA 09/05 – 12:45 ÀS 14:00

COMER COMO ATO POLÍTICO
PALQUINHO

Roda de conversa sobre a comida que comemos e como ela é impactada pela situação do campo, fatores como a falta de reforma agrária, a monocultura e o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s